Pesquise

carregando..

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Chega de caspas!

Faça chuva ou faça sol, quando você veste uma roupa escura, ela logo fica coberta de pontinhos brancos? Culpa da caspa! Ao contrário do que muita gente pensa, essas detestáveis casquinhas não surgem só no inverno - podem pintar em qualquer época do ano, inclusive no verão. Acontece que na temporada de frio alguns hábitos contribuem para seu aparecimento, como o banho quente. Manter seus cabelos longe desse problema, porém, é simples e fácil. "A caspa tem controle", tranquiliza a dermatologista Sara Bragança, membro da Sociedade Brasileira de Medicina e Estética.
O primeiro passo para derrotar o inimigo é conhecê-lo. Você já deve ter ouvido que as células da nossa pele se renova constantemente. Isso significa que as células mortas são eliminadas e, em seu lugar, surgem novas. Em condições normais, no couro cabeludo, isso acontece mais ou menos uma vez por mês, sem que a troca de pele seja visível. Quando ele está frágil no entanto, a eliminação das células se acelera, a ponto de torná-las visíveis. Surge, assim, a chamada dermatite seborreica, o nome científico da caspa. Não se sabe ao certo o que causa o enfraquecimento do couro cabeludo, mas estresse, alimentação inadequada, exposição excessiva ao sol, ação de produtos químicos e até alteração hormonal. "Também é necessário ter predisposição genética" adverte Sara. Consulte um dermatologista para saber qual é seu caso! Vale lembrar que no Brasil 40% da população adimite ter ou já ter tido caspa!


FUJA DESSE PROBLEMA!

Para impedir o reaparecimento da caspa, algumas mudanças de hábitos podem ajudar. O uso de água muito quente no banho deve ser limitado, já que o calor resseca o couro cabeludo e estimula a produção de mais sebo, aumentando o risco de desenvolver caspa. "Além disso é importante lavar bem os cabelos, secá-los delicadamente, sem esfregar muito a toalha, e não usar secadores muito quentes", recomenda a dermatologista Luciane Scattone, de São Paulo (SP). Entretanto, a chave para o tratamento é o uso contínuo de produtos com ação anticaspa. Existem produtos que atuam no problema e aliviam sintomas com incômodos como a coceira. Como por exemplo o Clear, e com apenas um shampoo e um condicionador você se livra da caspa e mantém os cabelos hidradatos!


FONTE: VITAL - UNILEVER.
Beijinhos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário